8 de abril de 2009

A importância da literatura na infância

O prazer de ler vem do hábito de ler. Filhos de pais leitores certamente serão bons leitores. Muitas vezes as crianças veêm os pais entretidos numa leitura, eles riem, choram, fazem caretas, roem as unhas, ou exclamam: "Que história fantástica! Adorei este livro!" Ficam curiosos e querem experimentar as mesmas emoções dos pais, assim começa a aventura da leitura. Sem imposições e sem cobranças, com liberdade de escolha, respeitando o momento de cada um. Para que formemos cidadãos críticos e autonomos há que se trabalhar a criatividade livremente. A leitura é um dos maiores instrumentos de que dispomos para esta transformação.
Ana Maria Machado, Aos 59 anos, já publicou 107 títulos 97 dos quais para crianças e é reconhecida internacionalmente. Sua obra foi publicada em dezenove países e, no ano passado, ela conquistou o Prêmio Hans Christian Andersen, o Nobel da literatura infanto-juvenil.
Diz: "A literatura na formação da criança permite a ela sonhar, enfrentar medos, vencer angústias, desenvolver a imaginação, viver outras vidas, conhecer outras civilizações. Além disso, nos dá acesso a uma parte da herança cultural da humanidade afinal, temos direito a conhecer Dom Quixote, algumas histórias da Bíblia, o Cavalo de Tróia..."
Acesse o link ao lado e leia toda a reportagem: " A leitura deve dar prazer" revista nova escola.