21 de fevereiro de 2010

Leitura e aventura





Para que possamos embarcar na aventura da leitura, basta imaginar. Quando imaginamos, criamos, fantasiamos, vemos e sentimos, ou seja, podemos modificar a realidade. Somos reis, rainhas, fadas, duendes, heróis e deuses, não importa. Somos capazes de criar e recriar sem limites. Alimentar a imaginação é alimentar a alma e o coração.

A aventura da imaginação pode começar com uma simples imagem, uma música, uma lembrança ou uma boa leitura. A viagem pode durar dias, meses ou apenas alguns minutos, mas é significativa, é real. A história vivida por alguém passa a ser a sua história, as emoções vividas pelos personagens passam a ser as suas emoções, e quando você se dá conta, já faz parte da aventura, ela tomou conta do seu pensamento. Quantos livros já tiveram o poder de transformar nosso padrão de pensamento? Quantos já nos fizeram rever conceitos antigos e nos levaram a ser pessoas diferentes? Quantos livros apareceram em nossas mãos no momento certo de nossas vidas, trazendo alguma resposta ou uma orientação?

Quando embarcamos na aventura da leitura, deixamos de ser nós mesmos por algum tempo, abrimos uma brecha na nossa personalidade para ser aquele personagem com o qual nos identificamos, aquele que mexe com o nosso íntimo, aquele herói que gostariamos de ser. Aquele que faz tudo o que gostariamos de fazer, aquele que tem todas as qualidades que admiramos em uma pessoa, aquele ser mais próximo da perfeição.

Ler é saudável, faz bem ao pensamento, faz bem ao ego e às emoções. Não tem contra-indicações e é recomentado para todas as idades. Use à vontade, em doses pequenas ou em grandes quantidades, de hora em hora ou quantas vezes por dia você desejar. Só não é encontrado em farmácias. E então, qual é o próximo livro que você vai ler?

Nenhum comentário:

Postar um comentário